segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Rize, filme sobre o movimento Krump

Semana passada vi um documentário no Telecine Cult que me chamou muita atenção: Rize, uma produção dos EUA e do Reino Unido, com direção do fotógrafo de moda David Lachapelle.
O filme mostra a evolução da clown dancing (a dança do palhaço) até o surgimento do Krump, um tipo de dança de rua feita com movimentos rápidos e agressivos semelhantes a uma luta. Posteriormente o Krump originou o buck style, estilo que ressaltou as pinturas faciais e movimentos parecidos com os de tribos ancestrais africanas.
O estilo destes grupos é muito parecido com os brasileiros AfroReggae e Timbalada, por exemplo, e a semelhança entre eles supera o aspecto visual. O grande diferencial está na catarse de transformar reflexos da violência em uma nova forma de vida para estes jovens dançarinos.
O precursor do movimento Krump é um ex-traficante conhecido como Tommy, o palhaço, daí o termo clown dancing. Ele já utilizava um visual teatral, com pinturas faciais e uma peruca black power colorida. Tommy incentivou aos jovens do bairro violento de South Central, Los Angeles, a largar a vida de gangues ligadas ao tráfico para ingressarem no mundo da cultura através da dança.
O que mais me chamou atenção no filme é o poder da dança e da arte em geral de reabilitar jovens. A sensibilidade do diretor mostrou um movimento social feito com o coração, com muita verdade, num resultado comovente na tela. Quase todas as coreografias apresentadas no filme foram filmadas sem ensaio prévio. Inserido do cotidiano daqueles jovens, o diretor conseguiu alcançar alto grau de sinceridade e espontaneidade dos artistas.
Rize recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Bangkok em 2006. É com certeza um trabalho que merece muito ser visto.

Na foto, o palhaço Tommy.






E abaixo, no primeiro vídeo o Krump. No segundo, coreografias de tribos africanas. Reparem na semelhança!




Nenhum comentário: